Como surgiu o Halloween e como a Rappi pode te ajudar a comemorar

Na noite de 31 de outubro, pessoas do mundo todo celebram o Halloween. Aqui no Brasil, a data passou a ser chamada de dia das bruxas, e as comemorações são discretas quando comparadas às de países como os Estados Unidos. Mas até que já estamos aprendendo a nos divertir nessa época, né?

Os norte-americanos, aliás, foram os responsáveis por espalhar a festividade da forma que conhecemos hoje para boa parte do mundo. Apesar disso, a tradição é muito anterior à cultura estadunidense, e foi se alterando bastante com o passar dos anos – e até séculos. Fato é que, hoje, muitos países já celebram a data, inclusive o Brasil.

Como comemorar o Halloween?

Com a data cada vez mais popular no Brasil, você já pensou em como vai passar o dia das bruxas este ano? Uma ideia legal é reunir os amigos e fazer uma festa. Se achar que já está meio em cima da hora para organizar tudo, conte com a Rappi. É só pedir que buscamos comida, bebida e até os itens de decoração.

Outra opção divertida é juntar a galera e ir para uma festa à fantasia. Elas estão cada vez mais presentes em todas as localidades do país. Na correria do dia a dia, talvez não sobre tempo para comprar a fantasia, mas a Rappi pode quebrar esse galho para você. É só escolher o traje e pedir no aplicativo.

Talvez você nem esteja muito a fim de comemorar, mas é bom estar preparado caso a vizinhança queira celebrar. Mesmo aqui no Brasil, está cada vez mais comum que as crianças passem nas casas e apartamentos pedindo doces. Se você esqueceu de comprar as gostosuras, mas também não quer que sua porta sofra travessuras, pede um Rappi. Podemos buscar os doces que vocês quiser comprar para a criançada.

Como surgiu o Halloween

Celebrar o dia das bruxas é bastante divertido, mas já parou para pensar sobre a origem dele? Não se sabe ao certo como o Halloween surgiu, mas algumas tradições estão ligadas à data. A mais famosa delas é o festival celta da colheita, chamado de Samhain. O evento marcava o fim do verão e também a virada de ano para os celtas.

Nesse momento, acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para suas casas. O objetivo era visitar seus familiares e guiá-los para um boa eternidade. Como o Samhain era comemorado em 31 de outubro, essa pode ser uma das tradições que deram origem ao Halloween.

Outra possível origem é a tradição católica do dia de todos os santos. Em torno do ano 740, o Papa Gregório III mudou a celebração para o dia 1 de novembro. Antes, o dia de todos os santos era comemorado em 13 de maio.

Há quem diga que, na época, a decisão do Papa foi tomada para justamente desviar os costumes pagãos do Samhain que, nessa altura, já era uma tradição. Fato é que, até hoje, o dia de todos os santos é celebrado no dia 1 de novembro.

Antigamente, era comum que fiéis católicos fizessem uma vigília no dia anterior, para esperar a chegada da celebração. Essa vigília noturna era chamada de All Hallow’s Eve, algo como véspera de todos os santos, em tradução literal. Com o passar dos anos, a expressão foi sendo contraída, chegando até a palavra Halloween.

O Halloween como conhecemos hoje

Imagem: rawpixel via Unsplash.

Apesar dessas tradições terem bastante peso na criação do Halloween, elas foram se misturando ao longo do tempo e, hoje, a festa já está bastante diferente. Tudo indica que os colonizadores ingleses e os imigrantes irlandeses foram os responsáveis por levar a comemoração até o território estadunidense. Lá, as tradições se misturaram e se espalharam para outros países.

Hoje, é comum que as pessoas se fantasiem e decorem suas casas, e que crianças saiam às ruas para pedir doces. Essas práticas estão se tornando mais recorrentes aqui no Brasil também.

Essa história de pedir doces também tem origem lá no passado. Duas tradições da idade média podem ter iniciado esse costume. Uma delas era o souling, praticado por crianças. No dia de finados, elas saíam de porta em porta pedindo um bolo, que era chamado de bolo das almas. Em troca, os pequenos faziam uma oração pelos familiares falecidos.

Outro costume que pode estar associado ao atual era um realizado por protestantes ingleses, também no mesmo período. Eles passavam mascarados nas casas de católicos, pedindo que eles dessem pastéis e cervejas. A expressão trick or treat (que traduzimos para doces ou travessuras) pode ter vindo desse costume inglês.

A verdade é que o Halloween que conhecemos hoje é uma mistura de diversas tradições antigas, que foram passadas e modificadas de geração em geração. Hoje, a festa não tem mais cunho religioso ou místico, mas serve para pessoas do mundo todo se divertirem e se assustarem. Vamos comemorar com Rappi?

By tiago

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *